Edificios e Monumentos

Igreja


Capela de São Silvestre



A capela de S. Silvestre localiza-se na povoação de Moreira, não obstante das suas origens medievais esta foi objecto de várias alterações ao longo dos séculos, resultado que não substituiu qualquer vestígio do templo primitivo. Uma das intervenções foi efectuada no período barroco, como testemunham alguns elementos da fachada. A sua planimetria caracteriza-se por dois espaços rectangulares, o corpo e a capela-mor, separados no interior por um arco-cruzeiro, que corresponde no exterior, sobre o telhado, a dois pináculos e uma cruz.

No flanco direito possui um campanário e no esquerdo uma torre sineira, caso único no Concelho, revelador da dinâmica das adaptações ocorridas no decurso dos séculos. As pilastras do campanário são enobrecidas por folhelhos pendentes e unidas por um arco, encimada pela cornija e por dois enrolamentos, semelhantes aos do portal, que flanqueiam um pedestal com um fogaréu, conjunto que deve remontar ao período barroco, sendo contemporâneo do portal da fachada.

A torre é posterior, segue o esquema vulgar de divisão em andares, o último com quatro ventanas. A cobertura é piramidal, tal como os pináculos dos ângulos.


Rua de S. Silvestre